quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Resenha: Laranja Mecânica, Anthony Burgess

Olá meus druguis queridos, tudo bem com com vocês? Antes de mais nada, vá lá na sua cozinha e prepare um tchai que hoje tem resenha. Rá!

Então eis que li Laranja Mecânica e livro lido, livro resenhado. hahaha Do autor Anthony Burgess: Laranja Mecânica, título original A clokwork orange, ISBN 978-85-7657-003-5 18º reimpressão 2015, com 199 páginas, editora Aleph e estilo literário ficção inglesa. Livro incrível onde o "vilão" da história é a vitima.



Em Laranja Mecânica encontramos o personagem narrador Alex, que juntos com seus três druguis/amigos Pete, George e Tosko "tocavam" o terror nas ruas escuras de Londres, praticando crimes como assaltos, saques, linchamentos e estupros, tudo por diversão. Após uma tentativa de assalto seguido de morte, Alex se vê abandonado por seus parceiros na cena do crime e por consequência vai preso. Sentenciado a passar alguns anos na Prisão Estatal, Alex vê no bom comportamento a saída pra ter alguns pequenos privilégios. Um dia ouve falar sobre um novo método para corrigir a personalidade de pessoas como ele. Quando um novo prisioneiro é colocado na mesmo cela que Alex ocorre uma confusão entre os dois e é incitado uma briga entre os colegas de cela e esse novo prisioneiro é morto e mais uma vez o pobre Alex se vê abandonado e acusado pela morte deste homem. Levado para a nova prisão (ao lado da anterior) que promete tirar a maldade do criminoso, Alex em primeiro momento sente-se no paraíso sendo bem tratado e comento de boa comida, porém após uma suposta injeção de vitaminas ele sente-se tonto e é onde começa o tratamento de choque que promete que em 15 dias o deixara pronto para uma nova vida em sociedade. Porém o que ele passa neste tratamento é algo desumano e que causará reflexos até mesmo em coisas que ele gostava muito como a música.

Laranja Mecânica é um livro que meche muito com a cabeça do leitor, por um lado mostrar uma cidade tomada por violência, medo, gangues e um personagem tão perverso que acaba virando a vítima dos próprios crimes e por outro lado o interesse de partidos políticos que usam artifícios medonhos para conquistar o poder mesmo que isso custe a vida de uma pessoa.

É um livro muito bem escrito, e é notável que foi um grande desafio para o tradutor, Fábio Fernandes, porque a história apresenta um dialeto/gíria próprio dos personagens. No início demorei um pouco para me adaptar as gírias optei por não ficar olhando o significado delas, no final do livro tem um glossário, mas quando estava com alguma dúvida dava uma olhadinha. Gostei muito desta edição a capa tem verniz localizado no olho, as páginas são amarelinhas, as letras tem um tamanho legal, a editora fez um ótimo trabalho. 

Então, você já leu Laranja Mecânica? Quer ler? Comenta aí.

Até mais :*

3 comentários:

  1. Oi Ana! Adorei a sua resenha!
    Já vi várias críticas sobre esse livro, que parecia meio confuso e não conseguiam ler. Bem, isso eu só vou saber quando ler :) cada um tem a própria opinião

    Semitributo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia, que bom que você gostou. Leia sim Laranja Mecânica é um livro maravilhoso!

      Excluir
  2. Ah! Laranja mecânica faz um tempo que quero ler essa obra que tantos falam e tb quero assistir a adaptação que acredito que seja tão boa quanto!

    http://lendocomela.blogspot.com.br/?m=0

    ResponderExcluir